Expedição Fotográfica Bocaina Mágica

Oficina de Fotografia Outdoor com a fotógrafa Monique Cabral no Parque Nacional da Serra da Bocaina e cercanias
Inscrições Até: 22/06/2017                                                  
Investimento: R$ 1.890,00

Nesta oficina de fotografia teremos muitas oportunidades para registrar as belas paisagens dos territórios de Mata Atlântica, sua flora e fauna, o povo típico, rios e cachoeiras, relevo, astrofotografia, além de contar com aulas e a orientação da fotógrafa de natureza Monique Cabral, mestre em fotografia documental pelo Royal College of Art de Londres.

O Parque Nacional do Serra da Bocaina está localizado na Serra do Mar entre o Vale do Paraíba do Sul e a Baía da Ilha Grande, nos limites dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A Serra da Bocaina abriga um extenso remanescente da Mata Atlântica de rica biodiversidade, uma ampla rede de rios límpidos e pequenas comunidades rurais tradicionais. O relevo da Serra da Bocaina proporciona paisagens magníficas com desníveis abruptos que formam escarpas com vistas para o mar de morros do Vale do Paraíba e também para o litoral entre Angra dos Reis e Paraty.

Nessa Expedição Fotográfica iremos explorar, contemplar e fotografar a parte alta dessa região - o Planalto da Bocaina - situado entre 1.500m e 2.000m de altitude, aonde está seu ponto culminante, o Pico do Tira Chapéu. Vamos percorrer trilhas neste altiplano, com suas florestas, campos de altitude e brejos, rios e cachoeiras, incluindo as nascentes do rio Mambucaba.

Conheceremos um pouco do ambiente e da história da região do entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina, como as suas comunidades que vivem espalhadas em recantos isolados do parque e cercanias, e particularidades dos ambientes naturais da Mata Atlântica.

Ficaremos baseados no alto da Serra da Bocaina no município de São José do Barreiro-SP, estância turística da região do Vale do Paraíba Histórico, que teve seu esplendor na rota de comércio dos tropeiros e a famosa “Trilha do Ouro” (séc. XVIII), e principalmente no ciclo do café (séc. XIX).

Sejam bem vindos a esta magnífica expedição fotográfica!

Programação da Oficina

Clique nas abas abaixo para ver a programação de cada dia da Oficina.

  •  

    Aula preparatória à noite - A fotógrafa Monique Cabral ministrará nessa aula preparatória os fundamentos da fotografia Outdoor apresentando técnicas diversas de fotografia de Paisagens e sugerindo a conduta ideal do participante para os diversos tipos de saídas fotográficas que serão oferecidos durante a oficina.

    Também serão apresentadas sugestões de vestuário, equipamento fotográfico básico, calçado adequado e acessórios essenciais para que o expedicionário possa garantir seu conforto, segurança e eficiência durante as caminhadas fotográficas nas trilhas da Serra da Bocaina.

    Para inscritos de outras cidades, fora do Rio de Janeiro, será enviado um vídeo com resumo da aula preparatória, com detalhes sobre equipamentos e procedimentos mínimos para fotografia de paisagem e noturna.

  •  

    Saída do Rio de Janeiro em transporte fretado - Van de empresa credenciada no MTur com 16 lugares onde serão apenas 12 ocupados. Espaço extra é para garantir conforto e transporte de bagagens de fotógrafos

     

    O encontro será no lobby do hotel Acapulco no Leme, onde está em cartaz a exposição fotográfica “Entre o Mar e a Montanha” de autoria da fotógrafa Monique Cabral, professora nesse workshop.

     

    • Chegada prevista na Serra da Bocaina as 22 hrs

      Recepção especial de boas vindas em pousada simples porém aconchegante e muito bem localizada no limite com o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Acomodação nos quartos duplos, quádruplos ou de casal. Reserva em quarto individual, consultar valor de acréscimo.

    • Para aqueles oriundos de outras regiões, indo com veículo próprio direto para a cidade de São José do Barreiro-SP, haverá ponto de encontro com orientações para o local predeterminado.
  •  

    • Jornada nas Estrelas, Crepúsculo e Alvorada

      Vamos acordar bem cedo e, se o tempo colaborar, teremos uma saída prevista às 4h da madrugada ao Mirante da Borda Norte do planalto da Bocaina para aula prática de fotografia noturna e um magnífico amanhecer com vista privilegiada para o Vale do Paraíba do Sul, a Serra da Mantiqueira e Maciço do Itatiaia.

      Fotografaremos a Via Láctea, o nascer do sol desde antes do alvorecer do Alto da Serra da Bocaina. 4h às 7h30 - | Grau de Dificuldade “Leve” | Para essa saída é fundamental o uso de tripé.

    • Retorno a pousada às 7h30 para o Café da manhã especial . Descanso e avaliação das fotos a partir de 10h.

    • Almoço às 12h30 (comida caseira feita em fogão à lenha).
    • Caminhada Fotográfica a partir de 14h - Saída após almoço - Iremos fazer uma leve caminhada pela Mata Encantada e Cachoeira do Paredão para aula de fotografia de natureza. | Grau de Dificuldade “Leve” |
    • Jantar às 20h com comida caseira feita em fogão à lenha e conversa e na fogueira.

      Sugestão: traga seu vinho!

  •  

    Caminhada Fotográfica ao Mirante do Príncipe - Café da manhã reforçado e saída às 06h30 para aula prática de fotografia outdoor em trilhas com paradas estratégicas para fotografia da vegetação nativa exuberante, flores e pássaros silvestres, assim como da paisagem até o alto do Mirante do Príncipe. Um passeio ecológico fotográfico especialmente desenhado para fotógrafos de natureza, em ritmo adequado e com paradas estratégicas, atravessando a Mata Encantada por labirintos de cambuís, bromélias coloridas e pinheiro-bravo nativo.

     

    A medida que subimos por 6 kms de trilhas, a paisagem do Planalto da Bocaina vai se descortinando, revelando uma beleza ímpar repleta de campos de altitude salpicados por “tufos” de Mata Atlântica. Dos mais de 1.800m do Mirante do Príncipe, a vista privilegiada nos brinda com um visual incomparável dos Mares de Morros do Vale do Paraíba, aonde iremos observar e fotografar o curioso relevo semelhante a um oceano ondulado onde as cidades e fazendas do Vale do Paraíba estão localizadas, tendo como moldura os contrafortes da Serra da Mantiqueira e da Serra da Bocaina. No final dessa caminhada faremos uma visita ao Recanto das Fadas, um local mágico cheio de possibilidades para cliques inspiradores.  Lanche de trilha incluído. | Grau de Dificuldade “Leve a Moderado” |

     

    Almoço às 14h com comida caseira feita em fogão à lenha na pousada.

     

    Retorno ao Rio previsto para 16h30 com chegada às 20h30 ao Hotel Acapulco no Leme

  •  

    A aula de avaliação das fotos também será o momento para confraternização do grupo expedicionário.

    Ao longo desse encontro as fotografias serão avaliadas individualmente. Serão dadas sugestões sobre tratamento e edição, como os profissionais da área desenvolvem seu trabalho.

    A aula de avaliação será programada após a oficina

  • OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

    Todas  as trilhas desse roteiro são Leves e Moderadas, exigindo um esforço físico mínimo aos praticantes, porém não são indicadas para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas obesas ou sem nenhum condicionamento físico.  Acompanhantes de fotógrafos são bem vindos podendo usufruir do passeio e do ambiente aconchegante da pousada.

     

    Número máximo de participantes: 20 pessoas

     

    Investimento:

    - Saindo do Rio de Janeiro com transporte incluído em micro-ônibus - 1.890,00 por pessoa

    - Saindo de outras cidades sem inclusão de transporte - 1.707,00 por pessoa

     

    O que está incluso:

    • Aulas com a fotógrafa Monique Cabral
    • Caminhadas fotográficas no alto da Serra da Bocaina, no parque nacional e cercanias
    • Condução e a segurança de guias especializados mais de com 20 anos de experiência na região do Parque Nacional da Serra da Bacaina
    • Todas as refeições: café da manhã, almoço e jantar feitos no fogão de lenha com o primor da comida caseira
    • Lanches de trilha
    • Transporte de micro-ônibus Rio-Serra da Bocaina e locais das aulas práticas
    • Seguro rodoviário
    • Seguro viagem

     

    Aventura; ar puro; água pura da montanha; simpatia da Trilharte e dos locais;  e muito mais que se encontra naturalmente na serra, além de ótimas fotos que você vai tirar nesse magnífico lugar!

     

    Sobre o transporte e pontos de encontro: valores diferenciados com ou sem transporte de micro-ônibus.

    O micro-ônibus sairá do Rio de Janeiro; para os participantes de outras cidades e os que optarem por ir de carro particular, teremos duas opções de encontro à combinar:

    1) Encontro sexta-feira na Praça Central da Igreja Matriz de São José do Barreiro-SP.

    2) Na pousada, observando os horários do programa, para aqueles que optarem por não participar da primeira aula prática no Mirante Norte da borda do planalto da Bocaina.

    Distâncias: Saindo do Rio de Janeiro - 220Km (cerca de 3h30min)

    Saindo de São Paulo - 270Km (cerca de 3h50min)

    De São José do Barreiro à pousada no alto da Serra da Bocaina - 25Km (cerca de 45min)

    Nesta aventura fotográfica contaremos com a parceria e experiência de guias especializados que operam na Serra da Bocaina há mais de 20 anos.

     

    Importante: por se tratar de um passeio a uma região remota, é essencial que o participante informe a equipe sobre restrições alimentares e/ ou questões de saúde como alergias, problemas cardíacos e cirurgias recentes. Todos os participantes devem assinar um termo de responsabilidade declarando estar apto a realizar as atividades.

     

    Sugestões sobre o que levar:

    • Equipamento fotográfico: pode ser apenas sua câmera, porém, lentes grande angular e teleobjetiva, tripé, filtros de densidade neutra, filtro polarizador, flash embutido da câmera ou externo, temporizador da câmera e/ou controle remoto, são muito bem vindos
    • Mochila (20 a 35 lt) adequada para caminhadas
    • Agasalhos, fleece, segunda pele e capa de chuva ou anorak
    • Calça confortável e resistente para as caminhadas
    • Bota ou tênis resistente e confortável para as caminhadas (já “amaciados” antes)
    • Toalha de banho para as cachoeiras
    • Garrafa ou cantil para água
    • Lanterna pequena ou headlamp (+ pilhas sobressalentes)
    • Repelente para insetos; protetor solar
    • Objetos de higiene e medicamentos pessoais

Detalhes

Professor Monique Cabral
Próxima Turma 30/06 - 02/07/2017
Aula Preparatória 22/06/2017 de 19h às 21h
Investimento R$1.890,00 (transporte incluso)
Valor sem Transporte R$1.707,00
   
Observação Máximo de 12 alunos

Veja os "Termos e Condições Gerais"

Escolha uma das opções abaixo e clique para se inscrever!

Mídia